WORKSHOP - Publicação em Revistas Académicas de Estudos Coloniais


Social Sciences (General)



Este workshop, a realizar no dia 21 de maio no ICS-ULisboa, convida estudantes e investigadores de estudos coloniais nos mundos ibéricos (da história, literatura, cultura, hist6ria da arte, antropologia e outros campos relacionados) a apresentarem um artigo work in progress para ser discutido e comentado, de modo a aumentar o seu potencial de sucesso de aceitação numa revista académica norteamericana.



As professoras Danielle Terrazas-Williams e Lisa Voigt fazem ambas parte do conselho editorial da revista Colonial Latin American Review. Nas 3 horas de duração do workshop, as professoras explicarão aos participantes os detalhes do processo da revisão por pares, as expectativas editoriais deste tipo de revistas, e oferecerão conselhos específicos sobre como preparar um manuscrito para submissão nesta revista em particular. Os participantes deverão apresentar um breve resumo do paper que circulou previamente. O restante tempo do workshop será dedicado a discussão e sugestões de revisão desses papers específicos.



Requisitos da inscrição:




  • Enviar um resumo do paper (100-150 palavras) e um CV breve até 29 de abril - Os participantes seleccionados deverão, posteriormente, entregar um rascunho do paper (menos de 5000 palavras) até 10 de maio.

  • Para participar sem apresentação de paper, devem inscrever-se até 10 de maio, com o compromisso de leitura e comentários dos papers em discussão no workshop.



Lisa Voigt é Professora do Department of Spanish and Portuguese da Universidade de Yale (EUA). Autora do premiado Spectacular Wealth: The Festivals of Colonial South American Mining Towns (University of Texas Press, 2016) e Writing Captivity in the Early Modern Atlantic: Circulations of Knowledge and Authority in the Iberian and English Imperial Worlds (University of North Carolina Press, 2009), co-edita, com Isabel Corrêa da Silva e Joana Fraga, um número especial da revista Portuguese Literary & Cultural Studies (no prelo) e, com Ângela Barreto Xavier, o volume em preparação Rituais Públicos e Alteridade (lmprensa de Ciências Sociais), ambos resultados do projeto RITUALS: Rituais Públicos no lmpério Português (1498-1822).



Danielle Terrazas-Williams é professora associada de História na Universidade de Leeds (UK). A sua investigação privilegia as histórias sociais e jurídicas dos afrodescendentes no México dos séculos XVI e XVII, abordando especificamente questões de história das mulheres, governança, escravatura, família, religião e noções de classe e estatuto social. É autora The Capital of Free Women: Race, Legitimacy, and Liberty in Colonial México (Yale University Press, 2022) que ganhou vários prémios, incluindo o melhor livro nas Humanidades da Secção México da Latin American Studies Association (2024).



Contactos:



Isabel Correa da Silva

isabelcorreadasilva@ics.uIisboa.pt



Lisa Voight

Iisa.voigt@yale.edu